sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cedric Gracia

À procura da adrenalina


Uns procuram a "adrenalina", outros participam apenas por diversão. Uma coisa é certa: todos são radicais. Os treinos da primeira Taça Valongo Downhill, no monte de Santa Justa, decorreram este sábado. E com muitos saltos.
A prova de que os desportos radicais têm ganho cada vez mais adeptos, um pouco por todo o país, é o Downhill, uma modalidade de BTT que consiste em descer, em bicicleta, terrenos elevados (em ambientes naturais ou urbanos) e com obstáculos.
Os treinos da primeira Taça Valongo Downhill, no monte de Santa Justa, juntaram, ontem, muita gente a assistir às habilidades dos concorrentes. Jovens como Gonçalo Soares, de 16 anos, participam porque não dispensam a "adrenalina", para além do gosto em andar de bicicleta que sempre o acompanhou. Foi também por isso que Firmim Rafael, de 9 anos, começou a participar quando tinha 7, apesar de ainda não lhe ser permitida a inscrição em nenhuma competição.
Já Avelino Faria, de 42 anos, começou há ano e meio, "um pouco na brincadeira". E nunca mais parou.
A prova agrada sobretudo aos mais jovens. Os pais, muitas vezes, consideram a prova "radical demais", como acontece com os de Afonso Gil Oliveira, de 15 anos. O Downhill é "um desporto caro", porque necessita de boas protecções, explicam, mas o filho "adora" e "até hoje tem corrido tudo bem".
Organizada pela Antisocial Eventos, a prova contava com diversas animações que, no entanto, não se vão concretizar, uma vez que, de acordo com os promotores, o Gabinete Desportivo da Câmara Municipal de Valongo retirou os apoios. A competição "a sério", realiza-se hoje, a partir das 11.30 horas. 

Fonte: http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Valongo&Option=Interior&content_id=980480

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Downhill


                                
     
Downhill é uma forma do ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso. Uma modalidade do Mountain Bike nascida na Califórnia na segunda metade da década de 70. Em Portugal a modalidade teve a sua origem em Porto de Mós (Leiria) e desde então tem se expandido a todo o país. Ciclistas hippies da época, cansados do uso da bicicleta somente no asfalto, se encontravam nas montanhas de Marin County, perto de San Francisco, Califórnia, para descer montanha abaixo. Para isso eles utilizavam bikes tipo cruiser (muitas delas da marca Schwinn) e as adaptavam para o uso fora de estrada, utilizando pneus mais largos e freios mais potentes. Entre estes pioneiros do MTB estavam nomes como Gary Fischer, Tom Ritchey, Joe Breeze, Charlie Kelly entre outros. Hoje em dia, todos eles são empresários da indústria do Mountain Bike. O DH foi então a primeira modalidade do MTB a ser praticada.